sábado, 5 de março de 2016

Buracos Negros


O universo, tão grande e com tantos misterios, um deles é o buraco negro, esses gigantes comedores de matéria. Hoje estou aqui para te ajudar a entender o que é um buraco negro.

Os buracos negros são grandes devoradores de matéria, devoram tudo que está no seu caminho, eles existem por causa de uma grande atrasão entre os corpos celestes. Não é nem possível visualizar um buraco negro pois nem a luz escapa, a densidade de matéria é tão grande que nem a luz consegue escapar de um buraco negro.

O primeiro buraco negro foi registrado em 1971 e recebeu o nome de Cygnus X, pois a emissão que foi detectada era de raio x.

Como os buracos negros se formam? Bem isso ainda não tem explicação, mas com os estudos feitos atualmente levaram até duas hipóteses, a primeira é que eles surgiram dos gases da formação do próprio universo e a segunda hipótese é que eles se formaram a partir da desintegração de estrelas, mas nenhuma dessas hipóteses foram realmente confirmadas.

Existe algum buraco negro próximo da terra? Sim e ele se chama V616 Monocerotis, ele está próximo da constelação de Unicónio, esse buraco negro tem nove vezes a massa do sol. Mas não se preocupem, pois a distância dele até a nossa terra é de 3 mil anos-luz. 

O famoso físico Britânico, Stephen Hawking, disse em uma entrevista a o Estocolmo na Suécia, que se a gente cair em um buraco negro estariamos caindo em outro universo.


"Se cair em um buraco negro, não se renda" disse Hawking.

Hawking ainda disse que se o buraco negro for grande e estiver girando pode ser uma passagem para um outro universo, porem seria uma passagem só de ida.

O que acontecerias se um buraco negro sugasse a terra? Segundo o professor Nemenn da Silva "Provavelmente, ele tiraria a Terra da órbita do Sol, expulsando o nosso planeta do Sistema Solar. É mais ou menos a ideia de você estar em um espetáculo com bailarinas dançando e, de repente, lançam um leão faminto no palco.” 

O que você acha sobre os buracos negros, deixe nos comentários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário